Agenda
Baiano pra Mamulengo
Data: 06/10/2012 | Horário: 20:00 | Local: Centro Cultural do Taguaparque Endereço: Pistão Norte - Taguatinga

Fruto de três anos de estudos e vivências, o Grupo São Mateus da Terreirada Divina lança no próximo sábado, dia 6 de outubro, o espetáculo "Baiano pra Mamulengo". A peça apresentará ao público a estética, a musicalidade e o dinamismo peculiar do diálogo entre brinquedos e jogos da cultura popular, especialmente da Zona da Mata Pernambucana. Dentro da programação do I Festival de Pontos de Cultura de Taguatinga (Festponta), o grupo se apresentará às 20h, no Taguaparque.

 

 


A peça "Baiano pra Mamulengo" concentra três anos (2009-2012) de vivências, investigações e trabalhos realizados diretamente com a fonte popular, entre o meio urbano e o interior do Brasil. O espetáculo foi construído a partir do direcionamento, atuação e memória do mestre mamulengueiro Zé de Vina (de Lagoa de Itaenga - Zona na Mata Pernambucana) e dos encontros de seu brinquedo com outros folguedos da região, como Cavalo Marinho, Maracatu, Caboclinho, Ciranda e Coco de Roda. Nessa bagagem, outra grande referência é o reisado de Juazeiro do Norte (CE).

 

 


Construído para teatro ou rua, o espetáculo se desenvolve por uma hora em uma tolda (barraca de bonecos), inspirada nas confecções tradicionais dos grandes mestres. Nesse espaço, o Terno-Lengo (grupo de tocadores ritmados e caricaturados) acende o fogo do terreiro chamando os personagens de Mateus e Bastião para dançar e brincar. Os mamulengos entram como figuras tradicionais, ou não, compartilhando seus dramas com Mateus, o público e o Termo–Lengo que não deixa o samba e o jogo cair.


Serviço
Preço:
Entrada franca
O Cerrado Mix está de acordo com a nova lei de classificação indicativa.