Agenda
Mostra Internacional de Mímica
Horário: Confira na programação | Local: Teatro Funarte Endereço: Eixo Monumental - Setor de Divulgação Cultural Lote II (entre a Torre de TV e o Clube do Choro)

A Mostra Internacional de Mímica promove entre os dias 7 e 10 de junho de 2012 o encontro de sete espetáculos do Brasil e da América Latina. A iniciativa busca investigar o desenvolvimento dos diversos modos de se expressar através da mímica. Para tanto, convidou artistas com diferentes processos de criação para apresentar um breve panorama do desenvolvimento da mímica no país e no exterior. A Mostra Internacional de Mímica tem o apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal.


O intuito da organização da mostra é de ampliar o repertório e outras referências do público brasiliense por meio da oferta de espetáculos do gênero. A Mostra também promove espaço para “diálogos” entre artistas, pesquisadores, estudantes e outros interessados por meio de bate-papos abertos após as sessões dos espetáculos.


Confira a programação:


Dia 07, 19h30
Retratos do meu Brasil Brasileiro, Miqueias Paz (DF)
Classificação indicativa: livre
Retratos do meu Brasil brasileiro é um mosaico das várias personas composto por três esquetes que relatam o cotidiano da figura brasileira. Minha Cor conta a história da escravidão no Brasil através dos gestos e “imagens”. Mulher é o mote do mímico para homenagear com humor e sensibilidade a jornada diária dessas guerreiras. Para finalizar, Brasil Brasileiro conta a loucura do dia a dia de um trabalhador por meio do texto musicado pela técnica de percussão vocal e corpo.

 

 
Dia 07, 21h
Variette, Jader Clown (Colômbia)
Classificação indicativa: livre
Variette utiliza técnicas de mímica e de clown para envolver o público com as ilusões das situações engraçadas criadas nas diferentes cenas. Apenas com olhares os personagens fazem o público rir e pensar em suas metas.

 


Dia 08, 19h30
Sin Palabras  - Compañía Teatro del Cuerpo Fusión (Cuba)
Classificação indicativa: 16 anos
A adaptação das obras “Burocrata" e "Incubação" de Marcel Marceau reúne no espetáculo “Sin Palabras” três emblemáticos personagens universais: um Pierrot, um Chaplin e um Mímico moderno. O concerto de gestos diz sobre a vida e suas situações únicas, de suas visões, escolhas e conseqüências.

 

 
Dia 08, 21h
Por Detrás do Silêncio – Jiddu Saldanha (RJ)
Classificação indicativa: livre
O solo de mímica é um espetáculo de pantomima e palhaçaria. Jiddu é autor de alguns quadros e intérprete de outros. “Por Detrás do Silêncio” encanta todo o público desde o final dos anos 80. O trabalho revisado pelo mímico e diretor teatral, Álvaro Assad homenageia o mestre Everton Ferre, com quem Jiddu aprendeu a linguagem da mímica teatral.

 

 
Dia 09, 18h
Demonstração Técnica, Prisão para a Liberdade, com Carlos Simioni:
Prisão para a Liberdade é uma demonstração técnica que aborda a trajetória do ator e fundador do LUME (SP), Carlos Simioni. A demonstração abrange o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no tempo e espaço, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias, além do treinamento vocal do ator. Prisão para a Liberdade levanta a questão de como a técnica pode se tornar uma prisão para o ator, e como ela pode ser um trampolim para a transcendência de seu trabalho. Após a demonstração, o mímico responderá a perguntas do público.

 


Dia 09, 19h30
Falas de um Mímico – Luis Louis (SP)
Classificação indicativa: 12 anos
Enfatizar as fronteiras da fala e do gesto com abordagem intensa, original e bem humorada é o mote de Luis Louis, em “Falas de um Mímico”. Temas importantes sobre a condição humana contemporânea, a busca incessante pela felicidade, a perda da identidade, o consumismo, a solidão, a saúde, o trabalho e o amor formam o enredo do espetáculo.

 

 
Dia 09, 21h
Travessia – Parte III – Êxodo – Teatro Ritual (GO)
Classificação indicativa: 12 anos
Um homem conhece outro. São duas crianças que perderam o navio. Estão no mesmo barco, rumando ao desconhecido. Abaixo deles, toda a profundeza do rio imenso de suas almas. Acima, todo o encantamento do céu sob suas cabeças. À frente, o mistério de suas existências exposto à ambição do rótulo, do gênero, da dualidade do sexo à ambivalência vida e morte. Em “Travessia: Parte III – Exôdo”, o grupo Teatro Ritual quer tratar dos paradoxos que existem no elo entre o texto, a palavra e as ações físicas, as fragilidades e as forças que podem existir nesta tríade.

 

 
Dia 10, 20h
Você – Lume Teatro – Campinas (SP)
Classificação indicativa: 16 anos
Memória e imaginação se misturam neste espetáculo que inverte o fluxo natural da vida e o recria no tempo poético da cena, a partir da velhice até chegar à infância. O solo da atriz Ana Cristina Colla funde futuro, presente e passado no palco por meio de técnicas da dança e da mímica. “Você” é um poema corporal que fala de cada um de nós e revela a beleza e a dor existentes em cada fase da vida. O espetáculo do grupo Lume Teatro foi indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009.


Serviço
Pontos de Venda:
No local
Preço:
R$ 10 (inteira)
O Cerrado Mix está de acordo com a nova lei de classificação indicativa.