Agenda
O Brasil dentro de Brasília
Horário: Não informado. | Local: Centro Cultural SESI Taguatinga Norte Endereço: QNF 24, área especial

No ano do cinqüentenário de Brasília, a fotógrafa Franca Vilarinho presenteia a cidade com um olhar plural e revelador sobre a capital da esperança. Trata-se da exposição “O Brasil dentro de Brasília” que, em 35 painéis fotográficos coloridos e preto e branco, capta flagrantes da vida de moradores do Distrito Federal e de visitantes em situações distintas, cada uma significativa a seu modo.

 

Numa delas, seres humanos são coadjuvantes na paisagem majestosa do Plano Piloto, agentes em passagem apressada pela região central da capital idealizada por JK. Na outra, são os atores principais da vida da capital, com sentimentos, impressões e expressões. Na terceira situação, por fim, a artista Franca Vilarinho registra os afazeres e a vida íntima dos moradores do DF em seu habitat natural, as cidades que circundam Brasília. É nelas, afinal, que se desenvolve a maior parte da existência dos habitantes que, diariamente, vão e vêm, circulam e fazem pulsar o centro geográfico da capital federal.

 

Para transmitir ao observador a diferença entre o olhar sobre as pessoas, e aquele lançado sobre a Brasília dos cartões postais, a artista usou um recurso engenhoso: optou pelas cores em um tipo de fotos, e recorreu ao preto e branco no outro.

 

O resultado foi um quadro inteiriço do que representa a cidade hoje, aos 50 anos de idade. Centro de decisões políticas para onde afluem movimentos sociais e que atrai a curiosidade do resto do Brasil e do mundo, mas, também, lugar que desperta reações e opiniões humanas, onde moradores vindos dos mais variados cantos do país constroem suas vidas e para onde trouxeram manifestações culturais e religiosas.

 

A exposição “O Brasil dentro de Brasília”, financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do DF, ficará de 19/11 a 19/12/2010 no centro cultural SESI de Taguatinga Norte,  QNF 24, área especial.


Informações: (61) 32334635 / 81497081


Serviço
O Cerrado Mix está de acordo com a nova lei de classificação indicativa.